"AQUELA MÁQUINA" esteve no Utah, nos Estados Unidos, para descobrir o novo Land Rover Discovery. Mas vale a pena regressar a este tema porque estamos a falar de um SUV capaz de fazer a diferença face a qualquer outra proposta no seu segmento de mercado. Este Discovery tem tudo a ver com a tradição de uma marca que tem o todo-o-terreno no ADN e a polivalência como seu grande trunfo....
CAMEL TROPHY. O estilo puro e duro dos Land Rover teve o seu apogeu durante o Camel Trophy, uma aventura radical onde o potencial dos veículos exigia um esforço humano equivalente. Progredir em terrenos hostis implicava um conhecimento absoluto das potencialidades oferecidas pelo Discovery e muito esforço para ultrapassar obstáculos, que iam para além do imaginável. Mas esses tempos ficaram para trás e os todo-o-terreno aburguesaram-se.
O sistema de suspensão pneumática melhora não apenas a qualidade de condução em estrada, como proporciona uma maior capacidade fora dela, graças à variação da altura ao solo de acordo com o tipo de utilização.
Os 283 mm de altura ao solo possíveis, em conjunto com um ângulo de ataque de até 34 graus, um ângulo de rampa de 27,5 graus e um ângulo de saída de 30 graus, abrem as portas a uma utilização radical fora de estrada, que contrasta com a imagem do modelo.
TERRAIN RESPONSE 2. O software do Discovery integra um controlo das condições de utilização, que oferece ao condutor a possibilidade de optar pela melhor solução para ultrapassar pisos tão diferentes como relva/gravilha/neve; lama e trilhos; areia; e pedras/marcha lenta.
RIGIDEZ ESTRUTURAL. Tão ou mais impressionante do que o potencial fora-de-estrada do novo Discovery é a rigidez estrutural de uma estrutura monobloco em alumínio. Se dúvidas houvesse, em situações de cruzamento de eixos, comuns em percursos trialeiros, com uma roda dianteira a mais de 80 cm do chão, foi tão fácil abrir as portas laterais como a da bagageira. Era impossível fazer um teste mais elucidativo...